Marco histórico para Minas Gerais e para o Brasil, o reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco foi motivo de grande celebração pela Administração Municipal.
Para comemorar o feito internacional, preparado especialmente para a ocasião uma grande mesa com produtos típicos do queijo artesanal na Praça da Feirinha enquanto um espetáculo de drones com imagens de queijos, montanhas e dizeres que festejavam o título obtido junto à Unesco coloriram o céu e encantaram o público que acompanhava o show de tecnologia e mineiridade.
“Os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal simbolizam o coração de todos nós, simbolizam a mineiridade. No dia 08/12/2024 a noite, a administração municipal de Serra do Salitre, Minas Gerais e o mundo inteiro conheçam a grandeza da nossa terra, da nossa gente. Viva os produtores do Queijo Minas Artesanal, viva Minas Gerais e viva Queijo Minas Artesanal eternamente daqui para o mundo, celebrou o Prefeito Joca.
As
comemorações também acontecem pelo interior de Minas. De 6/12 a 14/12,
espetáculos de drones vão iluminar o céu e projetar imagens de queijos e
símbolos da cultura mineira em dez cidades pertencentes às dez regiões
produtoras do Queijo Minas Artesanal.
Haverá shows de drones em São Roque de Minas, Diamantina, Araxá, Serro, Serra
do Salitre, Santa Bárbara, Patos de Minas, Coronel Xavier, Uberlândia e Lima
Duarte.